Tesla processada em dois mil milhões por plágio do camião Semi

A Tesla anunciou o lançamento de um camião pesado com motor cem por cento eléctrico em 2020 e o projecto Semi teve uma adesão imediata por parte de operadores com o peso da FedEx, Pepsi, Wal-Mart, J.B. Hunt e Sysco, que terão avançado com a pré-ecomenda de 1.500 veículos.

Mas, antes do Semi sair para a estrada, a Tesla vai ter de travar uma batalha jurídica com a Nikola Motor (vídeo abaixo), uma start-up sedeada em Salt Lake City, que acusa a empresa de Elon Musk de plágio. Em termos de imagem, o Semi e o Nikola One, mostrado em 2016, são muito semelhantes e isso é bem evidente no volumoso pára-brisas dianteiro e nas linhas da carroçaria que potenciam a eficácia aerodinâmica.

A Nikola considera que as semelhanças podem vir a criar confusão no mercado e afirma que a empresa de Elon Musk tentou contratar o seu engenheiro-chefe em Setembro de 2016 para integrar o projecto Semi.

Como a Tesla não registou qualquer patente do projecto Semi nem salvaguardou a imagem do futuro camião, a Nikola apresentou uma acção em tribunal, pedindo uma indemnização de dois mil milhões de dólares.

A Tesla considera que esta "acção judicial não faz qualquer sentido" e já anunciou que pretende apresentar o Semi (vídeo abaixo) no dia 16 de Novembro, mais de um ano depois de ter surgido o Nikola One. Resta saber qual será a decisão dos tribunais, que terão de resolver esta questão. 

Em destaque